quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

"Cineclube do Nerd Riders Recomenda - filmes e séries pra te salvar tédio."


Harley Davidson e Marlboro Man - Caçada Sem Tréguas
Direção: Simon Wincer (1991)


Harley Davidson e Marlboro Man é um desses filme de macho. Muita ação, pancadaria, perseguições e tiroteios num ritmo frenético. É nitroglicerina pura. E por isso mesmo é muito divertido. Na época, início dos anos 90, fez bastante sucesso, mas logo misturou-se a tantos outros filmes de ação, com tiros e perseguições impossíveis e ficou esquecido nas prateleiras de locadora e relegado às sessões noturnas da TV.

No entanto, se assistido com mais cuidado, veremos que o filme é mais do que isso. Ele apresenta elementos que aparecerão em obras icônicas do cinema: vilões com aspecto robótico e longos sobretudos pretos (genialmente blindados!), usados muito antes de Matrix; e referências clássicas, como tomadas que lembram os westerns de Sérgio Leone, e várias outras referentes à cultura pop, bem ao estilo Tarantino. Mistura de ação e comédia na medida certa, o filme é cheio das piadinhas espirituosas: vários personagens têm como nome marcas conhecidas, como Harley Davidson (motos), Marlboro (cigarros), Virginia Slim (cigarros) e Jack Daniels (whisky). O hard rock dá o tom da trilha, com destaque para Wanted Dead or Alive, a balada superpop do Bon Jovi.


Em Los Angeles, dois grandes companheiros, conhecidos como Harley Davidson (Mickey Rourke) e Marlboro (Don Johnson), ficam sabendo que um velho amigo vai perder seu bar, pois o banco quer construir um novo complexo e, para não ter seus planos atrapalhados, exige US$ 2,5 milhões para renovar o aluguel por 5 anos. Harley tem uma ideia "simples": assaltar o carro blindado do banco para conseguir o dinheiro. Eles realizam seu objetivo graças à perícia do grupo e uma boa dose de sorte, mas quando vão pegar o dinheiro descobrem que roubaram um carregamento de Sonho de Cristal, uma droga que vicia na hora e mata um em cada 7 usuários, pois atinge todo o sistema nervoso. Logo Harley, Marlboro e seus amigos começam a serem impiedosamente caçados pelos traficantes comandados por Chance Wilder (Tom Sizemore), que também administra o banco.

Tomando o espírito de Sem Destino, o enredo retoma a eterna história de Robin Hood, conseguindo surpreender muitas vezes, e mostra uma dupla de durões desajustados e de coração mole, cheios de princípios éticos contraditórios. Don Johnson e Mickey Rourke estão deliciosamente canastrões num filme despretensioso e simples, que iniciava uma era, anônima e visionariamente.



*esse texto foi originalmente publicado no site  Aventura de Ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário