domingo, 10 de fevereiro de 2013

Argo, de Ben Affleck, leva prêmio de melhor filme no 'Oscar inglês', Bafta




O filme dirigido e estrelado por Ben Affleck, "Argo", ganhou o prêmio de melhor filme do Bafta, o 'Oscar inglês', neste domingo (10).

O drama sobre o resgate de reféns norte-americanos no Irã, em 1979, já havia sido vencedor do Globo de Ouro de melhor diretor e melhor filme de drama, e foi indicado a sete Oscars, incluindo o de melhor filme. No Bafta, o longa concorreu com "Os Miseráveis", "As Aventuras de Pi", "Lincoln" e "A Hora Mais Escura" e levou o maior prêmio do cinema britânico.

O filme que obteve o maior número de prêmios foi o musical "Os Miseráveis", que conquistou quatro estatuetas como melhor maquiagem, melhor som, melhor atriz coadjuvante e melhor design de produção.
O ator inglês Daniel Day-Lewis levou o prêmio de melhor ator pela atuação no filme "Lincoln", se confirmando como favorito ao prêmio Bafta. Ele concorreu com Ben Affleck ("Argo"), Bradley Cooper ("O lado bom da vida"), Hugh Jackman ("Os miseráveis") e Joaquin Phoenix ("O mestre").

A atriz francesa Emmanuelle Riva, de 85 anos, levou o prêmio de melhor atriz por "Amor", filme do austríaco Michael Haneke. Candidata também ao Oscar, a atriz que ficou famosa com o filme "Hiroshima, meu amor" (1959) que competiu com Helen Mirren ("Hitchcock"), Jennifer Lawrence ("O lado bom da vida"), Jessica Chastain ("A hora mais escura") e Marion Cotillard ("Ferrugem e osso").

"Amor" levou também o prêmio de melhor filme estrangeiro.

O prêmio Bafta de melhor ator coadjuvante foi para Christoph Waltz por seu papel em "Django Livre", de Quentin Tarantino, filme que além disso conquistou o prêmio de melhor roteiro original.

Anne Hathaway foi a ganhadora do Bafta de melhor atriz coadjuvante por seu papel no musical "Os Miseráveis".


 

Entre as surpresas da noite, a comédia "O Lado Bom da Vida", uma história de amor protagonizada por um esquizofrênico e uma menina peculiar, que levou o Bafta de melhor roteiro adaptado.

"As Aventuras de Pi", filme dirigido por Ang Lee, que foi indicado a nove prêmios, levou o de melhor efeito especial e fotografia. Quentin Tarantino ganhou melhor roteiro original por "Django Livre", filme que deu a Christoph Waltz a premiação de melhor ator coadjuvante.

A grande festa do cinema britânico, que foi realizada apenas duas semanas antes do Oscar, reuniu em Londres uma impressionante quantidade de "estrelas" que desfilaram pelo tapete vermelho sob chuva e uma temperatura de zero graus.

O melhor filme britânico foi "007 - Operação Skyfall", que superou o musical "Os Miseráveis" e ganhou o prêmio britânico Bafta de melhor filme neste domingo (10) na cerimônia anual que ocorre no Royal Opera House em Londres, na Inglaterra.



"Tínhamos grandes expectativas com o filme e acho que podemos dizer que superamos todas elas. Essa é realmente a cereja do bolo", disse o diretor Sam Mendes.

"Operação Skyfall" se tornou o maior sucesso de bilheteria da Inglaterra, mas antes da cerimônia começar apostava-se que "Os Miseráveis" levaria o prêmio. Os filmes da série 007 têm uma longa história de decepções em prêmios.

O prêmio de música original também foi dado ao último filme do personagem James Bond, enquanto "Os Miseráveis", a versão cinematográfica de um teatro musical, levou os prêmios de melhor som e maquiagem.

Fonte: G1 com informações da Reuters, EFE e AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário