quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

"Cineclube do Nerd Riders Recomenda - filmes e séries pra te salvar tédio."


O Golpe Perfeito (Confidence, 2003)
Diretor: James Foley


Uma bem armadíssima, inteligente e esperta trama sobre um golpe armado por grupo de vigaristas, que usa exatamente o mesmo trambique do clássico “Golpe de Mestre”(The Sting) de George Roy Hill com a dupla Paul Newman-Robert Redford. Com diversas surpresas ao longo do caminho, o filme é cheio dos diálogos fascinantes e um excelente elenco em interpretações impecáveis. O filme é praticamente uma homenagem aos heist movies, em especial ao “Golpe de Mestre”. Apesar dos nomes importantes no elenco – Edward Burns, Rachel Weisz, Andy Garcia, Dustin Hoffman, Paul Giamatti, o filme não fez muito barulho e passou meio despercebido, não dá para entender por quê!


Edward Burns faz o Edward Burns de sempre, sujeito que fala muito, o tempo todo – e, como nos filmes dirigidos por ele mesmo, aqui ele tem belas, afiadas frases para dizer. É um vigarista inteligente, astuto, um jogador de xadrez. Dustin Hoffman é King, um bandidão esperto, inteligente, batalhador, que faz cinco coisas ao mesmo tempo e é cheio de vícios e manias. Rachel Weisz  é a mulher fatal e vigarista solitária, Lily, que Jake chama para participar do golpe, e Andy Garcia interpreta Gunther Butan, um agente federal que anda atrás de Jake.

A trama, muitíssimo bem elaborada, lembra David Mamet, mas com toques de comédia. O diretor James Foley, já passou por diversos gêneros, desde comédia musical com Madonna, “Quem é Essa Garota” (Who’s that Girl), até o super sério drama sobre racismo baseado em obra de John Grisham, “O Segredo” (The Chamber). Talvez por isso, “O Golpe Perfeito” transite tão bem em vários estilos de filme.




* esse texto foi originalmente postado no site da Video Session

Nenhum comentário:

Postar um comentário