segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Festival de Cinema de Berlim tem filmes com temas fortes



O Festival de Cinema de Berlim olha para o leste neste ano, com seis dos 19 filmes em competição produzidos ou baseados atrás da antiga Cortina de Ferro, enquanto dois filmes norte-americanos repletos de estrelas falam de grandes negócios: energia e a indústria farmacêutica.

O anual Berlinale, agora em sua 63ª edição, é um dos festivais de cinema mais importantes da Europa. Embora seja incapaz de atrair o número de estrelas e blockbusters de eventos similares em Cannes e Toronto, Berlim é uma introdução anual precoce ao que o cinema global tem a oferecer. "Quando se entra no Ano Novo, é importante que haja um grande festival internacional que estabeleça as bases para o ano", disse Michael Barker, chefe da Sony Pictures Classics, que leva "Antes da Meia-Noite" para Berlim.

Julie Delpy e Ethan Hawke em "Antes da Meia-Noite"

"Harmony Lessons" é a estreia no drama do cineasta cazaque Emir Baigazin, enquanto "In the Name of...", da Polônia, fala sobre o delicado tema da homossexualidade no sacerdócio católico. O ator norte-americano Shia LaBeouf interpreta Charlie em "The Necessary Death of Charlie Countryman", sobre um jovem que viaja até a Romênia e se envolve em uma briga perigosa com um cartel de drogas.

Entre os filmes tema em Berlim em 2013 está "Promised Land", sobre a polêmica técnica de escavação para extrair gás, conhecida como "fracking", com Matt Damon no elenco e dirigido por Gus Van Sant. "Terapia de Risco", de Steven Soderberg, é em parte uma crítica da indústria farmacêutica, embora resenhas online destaquem que também seja um thriller de assassinato, com Jude Law, Channing Tatum e Catherine Zeta-Jones no elenco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário