quarta-feira, 20 de março de 2013

Calvin e Haroldo se transportam para o mundo real em montagens


Mesmo quem nunca leu as tirinhas de Bill Watterson conhece Calvin e Haroldo. Michael Beste, fotógrafo e designer gráfico natural de Oregon, Estados Unidos, cresceu lendo as histórias do menininho acompanhado de seu tigre de pelúcia e decidiu que estava na hora de por em prática sua ideia de fan art: inserir os personagens em fotografias de lugares que realmente existem. Em poucos meses suas montagens estavam por todo lugar, fazendo um enorme sucesso.

De acordo com Michael, ele sempre quis criar alguma coisa utilizando os personagens de Bill Watterson, mas sempre deixava para depois. Um dia, no entanto, o fotógrafo comprou um notebook e não encontrou nenhum papel de parede de Calvin e Haroldo que o agradasse e, a partir daí, resolveu fazer sua primeira montagem.


A princípio, as imagens eram somente para uso pessoal, mas um amigo de Michael também gostou dos papéis de parede e sugeriu que ele compartilhasse seu trabalho na Internet. O artista criou, então, o "Real Calvin and Hobbes". Ele afirma que de forma alguma esperava que suas montagens fizessem tanto sucesso e, diz, ainda, que não fez nada disso por dinheiro. "Como artista, sou eu que me divirto ao compartilhar meu trabalho e ver a reação das pessoas”, contou.

À primeira vista pode parecer um trabalho simples, mas Michael afirma que cada uma das montagens leva horas para ser concebida. Ele primeiro seleciona a tirinha que gostaria de usar na montagem e vai aperfeiçoando de acordo com sua vontade. Ao terminar, procura pela paisagem que vai servir de plano de fundo em bancos de imagens e gasta, pelo menos, o dobro do tempo inserindo os personagens nos cenários. Ele afirma que assim que tiver um bom material, ele mesmo irá tirar as fotos para usar em suas montagens.

Quando questionado sobre seus planos para o futuro, Beste diz que pretende continuar trabalhando com fan art, não só com Calvin e Haroldo, mas, talvez, com Garfield ou Snoopy. Beste também está em contato com ilustradores para tentar um trabalho colaborativo com personagens originais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário