quarta-feira, 13 de março de 2013

Atirador que matou 12 em estreia de “Batman” será julgado em agosto

O julgamento do autor da matança em um cinema de Aurora, no estado americano do Colorado, em julho do ano passado, terá início em agosto, determinou o juiz William Sylvester ontem após elaborar uma declaração de inocência em nome do acusado.

Em uma audiência em um tribunal de Centennial, os advogados de James Holmes afirmaram que ainda não estão prontos para formular uma declaração de culpabilidade ou inocência pelo assassinato de 12 pessoas em um cinema durante a estreia do filme “Batman”.

Porém, o juiz respondeu aos advogados de Holmes que poderão entregar mais adiante a declaração de não culpabilidade por demência e decidiu estabelecer a data do começo do julgamento para o dia 5 de agosto.
O julgamento durará entre quatro e seis semanas, dependendo se a promotoria defenderá ou não a pena de morte. O estado do Colorado tem três prisioneiros no corredor da morte, mas não executou ninguém desde 1979.


O juiz definiu um calendário de audiências preliminares, entre elas uma em 1° de abril, quando a acusação informará se irá pedir a pena de morte de Holmes. Outras audiências serão realizadas nos dias 13 a 15 de maio e 25 de julho.

O advogado de defesa Daniel King disse que estará pronto para formular uma declaração em 1° de maio ou em 1° de julho. "Não sabemos como a promotoria reagirá aos comentários que (Holmes) fez durante os testes psiquiátricos, caso seja pedida a pena de morte", ressaltou.

Os promotores se opuseram, afirmando que já tinham esperado o bastante e o juiz, que concordou, formulou então uma declaração corrente de inocência para proceder com o calendário de audiências. Holmes é acusado pelo assassinato em primeiro grau (com deliberação e com extrema indiferença) de cada uma das 12 pessoas que morreram na sessão de meia-noite do longa "O Cavaleiro das Trevas Ressurge" (The Dark Knight Rises). Ele ainda é foi acusado de tentativa de assassinato por ter deixado 70 feridos - 58 atingidos por disparos e 12 feridos no tumulto.


Bale visitou as vítimas

Na época, Christian Bale, protagonista de "O Cavaleiro das Trevas Ressurge", foi até a cidade de Aurora, para visitar vítimas do massacre. "O Sr. Bale está lá presente por ele mesmo e não representando a Warner Brothers", disse um executivo da empresa.

"Palavras não podem explicar o horror que senti. Nem posso começar a realmente entender a dor das vítimas e seus amados. Meu coração está com eles", disse Bale, por meio de comunicado.

Veja o infográfico abaixo:


Fonte: G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário